Texto: Ct. 1 - 3
Devocional, 29/01/2025
Tema: Melhor o amor maduro e sábio do que o sexo tolo.
1. Quem é Deus no texto:
- Deus é o amado e o amor
2. Qual é a mensagem de Deus para hoje?
- Melhor é a boca da mulher amada e ela é muito cheirosa. Cuidar dela, é protegê-la do mal. Ela é a mais bela entre as mulheres. Seu amado é por ela cuidado e ela o deseja. Ela segue o seu amado, este lhe tem prazer em ouvir sua voz e seu rosto, ele acha lindo! O amado é da amada e esta é dele!
3. Refletindo sobre a mensagem:
- É melhor o amor da minha amada esposa, cuidar dela é o meu prazer. Ela é para mim a mais linda de todas as mulheres. Me sinto amado, cuidado e desejado por ela. Ela vem após mim! Eu sou dela e ela é minha!
5. Qual o(s) versículo(s) marcou(ram)?
"Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser". (Ct. 3.5)
6. Como aplicar a minha vida o que aprendi até agora?
- Renovar o meu amor por Eniva, cuidar dela ainda mais, meu amor é dela assim como o dela é meu.
7. Outros versículos ou trechos bíblicos falam sobre o mesmo tema:
- Comentário de Matthew Henry - 2:7 Os sentimentos de amor podem criar intimidade que dominam a razão. Os jovens freqüentemente têm pressa para desenvolver uma relação íntima apoiada em seus fortes sentimentos. Mas os sentimentos não são suficientes para sustentar uma relação duradoura. Este versículo nos respira a que não forcemos o romance para que os sentimentos de amor não cresçam mais rápido que o compromisso necessário para fazer que o amor perdure. Espere com paciência para que os sentimentos de amor e compromisso se desenvolvam juntos.
8. Conexão com a minha vida:
- Eniva e eu nos amamos, por isso tanto tempo, Deus nos permitiu estarmos casados, mesmo com pessoas contrárias ao nosso relacionamento. Além disto, Deus tem propósito neste casamento, senão Ele não o havia preservado até hoje. Atualmente, Deus nos tirou a intimidade sexual do casal. Mas isto também não é suficiente para que nos afastemos um do outro. Pois os laços eternos que nos unem são mais fortes e duradouros do que qualquer coisa e isto é Deus tem quem tem garantido e não nós.
9. Outras interpretações:
- Mesmo não tento a parte sexual no casamento, agora entendo o por que não termos. Deus tem nos falado muito sobre sabedoria, planejamento, prudência etc, isto tem nos proporcionar amadurecer em Cristo Jesus. Quanto mais somos maduros, mais forte fica o nosso relacionamento. Pois como disse Matthew Henry: "Os sentimentos não são suficientes para sustentar uma relação". Então, não é necessário forçar os relacionamentos sexuais para que o amor cresça, na verdade temos aprendido que quando mais não forçamos o sexo, mas amadurecemos o compromisso amoroso entre nós. Vamos fazer hoje, o que não fizemos lá atrás, saber esperar.
10. Desafios a serem superados:
- Compreender e aceitar a nova dinâmica do relacionamento sem a intimidade sexual.
- Manter a comunicação aberta sobre sentimentos e necessidades.
- Enfrentar a pressão externa ou interna que pode surgir devido à ausência de intimidade física.
- Cultivar a paciência e a compreensão mútua durante este período de amadurecimento.
11. Mudanças necessárias:
- Fortalecer a conexão emocional através de momentos de qualidade juntos, como passeios, conversas profundas e atividades que ambos apreciem.
- Praticar a empatia e o apoio mútuo, especialmente em tempos de dificuldade.
- Continuar nossas novas rotinas que promovem o crescimento espiritual e emocional, como a leitura da Bíblia ou as 3 orações por dia juntos.
- Focar em expressões de amor que não envolvem a intimidade sexual, como gestos carinhosos, palavras de afirmação e tempo de qualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário