quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Tema: Não temas apenas pregue!

Texto: Is. 7 - 9



Devocional, 12/02/2025

Tema: Não temas apenas pregue!

1. Quem é Deus no texto:

Deus é aquele que garante o livramento, Ele deve ser temido, é quem deve estremecer o nosso coração.

2. Qual é a mensagem de Deus para hoje?

Não precisamos temer o que falam mal de nós, pois se Deus diz o contrário, precisamos ficar com o coração sossegado, pois o que Deus diz, isso mesmo se cumprirá. O rei Acaz, de Judá, ficou com medo, pois os reis da Síria e Efraim, queriam lhe fazer mal e colocar outro no seu trono, Deus disse que isso não iria acontecer e que o rei Acaz acreditasse nEle. Deus manda o rei lhe pedir um sinal para provar que o que Ele disse aconteceria, mas Acaz não o quis. Mesmo assim, Deus prometeu um sinal, de que a virgem engravidaria e daria a luz um filho, que lhe chamariam Emanuel, que significa Deus conosco. Mas como o rei Acaz não creu nem pediu um sinal ao Senhor, o rei da Assíria dominou sua terra e seu povo para a destruição. Por não crer na Palavra do Senhor e não desfrutar as águas brandas da confiança em Deus, o inimigo veio as portas de Judá como águas impetuosas e não houve salvação. Porém, não devia ser as outras nações que devia fazer o povo ficar com medo, nem o que o povo criava no coração como conspiração, em tudo, mas Deus devia ser o foco do temor do povo de Deus, Ele devia ser a fonte do tremor do povo! Eles deviam guardar nos seus corações a Palavra de Deus. Quem não observava a Palavra de Deus, não via solução, mas quem a praticava, via o amanhecer de um novo dia para o povo de Deus. Deus promete o Messias, que traria alegria e paz ao Seu povo. 

3. Refletindo sobre a mensagem:

Não precisamos temer o mal se nos apoiamos na Palavra de Deus, em suas promessas há prosperidade, alegria e paz. Deus é nossa fonte de temor e tremor e ninguém mais. Só o Salvador prometido traz verdadeira felicidade e quietude para o coração de quem nEle crer.

4. QUAIS OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS ATRIBUIÇÕES:

- Povo de Deus, guardado por Deus pelas Suas promessas;

- Deus, que promete ao Seu povo um tempo de alegria e paz.

5. Qual o(s) versículo(s) marcou(ram)?

"Senhor me advertiu firmemente de que não pensasse como todos os outros. Disse ele: Não chame tudo de conspiração, como eles fazem; não viva com medo do que eles temem. Considere o Senhor dos Exércitos santo em sua vida; é a ele que você deve temer. Ele é quem deve fazê-lo estremecer". (Is. 8.11-13)

6. Como aplicar a minha vida o que aprendi até agora? 

Apoiar minha fé no temor de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Pois nEle há verdadeira conversão, santificação, certeza de vida eterna e glorificação.

7. Outros versículos ou trechos bíblicos falam sobre o mesmo tema:

  • "Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.". (IPe. 14-15)

  • Comentários de Beacon: 

    1. Tema a Deus acima de qualquer conspiração humana (Is 8:9-15). Aqueles que se cingem (9) contra o Senhor certamente enfrentarão a consternação. Mesmo o plano mais engenhoso contra a causa de Deus será dissipado (10). O Senhor falou a Isaías firme-mente, instruindo-o para que não andasse pelo caminho deste povo (11). Um man-damento antigo proibia seguir uma multidão no exercício do mal (Êx 23:2). Portanto, o servo de Deus sincero deve tomar cuidado com o tom e teor de uma sociedade perversa. Deus aconselhou Isaías a não temer a acusação de traição (conjuração, no versículo 12, é melhor traduzido por "traição"). Aquele que coloca a vontade de Deus para a nação em primeiro lugar é um verdadeiro patriota.' Opiniões populares podem se revelar uma armadilha no final.

    Somente quando Deus está conosco estamos salvos dos nossos inimigos (Nm 14:9). O Deus dos Exércitos deveria ser o objeto adequado de temor do homem, não qualquer conspiração humana. Assim, Isaías advertiu contra o pânico decorrente de medos fami-liares. Deus será nosso santuário (14) ou nossa pedra de tropeço. Israel e Jerusalém tropeçarão e cairão por causa dos seus medos mal dirigidos. Eles vão ficar presos em armadilhas e levados como um animal em um laço (15).

  • Deus declara, por meio do profeta, que alegrar-se (6) com a política de Rezim é tomar parte na sua ruína (5-7). Judá também será devastada pelos exércitos assírios, e a inun-dação alcançará sua capital. Judá é a terra de Emanuel (8) e Jerusalém é o seu pesco-ço (cabeça).

8. Conexão com a minha vida:

Jesus Cristo é o meu Senhor, o meu temor e tremor, guardo a Sua Palavra no meu coração para não pecar contra Deus e levo Sua mensagem para que todos sejam abençoados com a mensagem de salvação.

9. Outras interpretações:

Não devemos viver como o mundo vive, desprezando o Salvador, Jesus Cristo. Devemos, como servos de Jesus evitar andar com gente que não vive os mesmos princípios que nós. Nossos pensamentos são outros, baseados na Palavra de Deus, isso é o que nos traz o temor e tremor a Deus. Uma vida de santidade diante do Deus que é santo, se separando para o propósito sagrado de viver e pregar a Cristo como Senhor e Salvador. 

10. Desafios a serem superados:

- Perder a insegurança de falar de Cristo para qualquer pessoa com medo do que possam falar ou pensar;

- Aprender a confiar ainda mais nas promessas de Deus na Sua Palavra na experiência da vida cristã;

- Não assistir jornalismo tóxico, nem se deixar levar por conversas tolas de conspirações no mundo que são contra a Palavra de Deus;

- Manter-se focado em Deus como a minha fonte de temor e tremor.

11. Mudanças necessárias:

- Cultivar a vida de de leitura da Bíblia e oração ainda mais consistente e profunda;

- Desprezar todo medo, confusão e mentiras de nossa mente e alinhar nossos pensamentos baseados na Palavra de Deus, que é a única verdade;

Fazer um compromisso consciente de viver uma vida de santidade, separando-se de influências negativas e buscando viver de acordo com os princípios de Deus em Cristo Jesus.

Envolver-se ainda mais ativamente em compartilhar a mensagem de salvação de Jesus, como um reflexo da confiança em Deus e do desejo de ver outros conhecerem a verdade que liberta, transforma, salva e santifica;

- Estar sempre grato por tudo o que Deus tem feito e por Suas promessas, ajudando a combater a ansiedade e o medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confiança e Renovação Espiritual: Buscando a Direção de Deus em Nossa Jornada de Vida

Texto: Isaías 30 Data: 24/02/2025 Tema:  "Confiança e Renovação Espiritual: Buscando a Direção de Deus em Nossa Jornada de Vida". ...